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Oito dicas para planejar e criar uma capa

publicado: 07/08/2018 17h54, última modificação: 12/09/2018 15h37
Medidas auxiliam editores de conteúdo dos portais a elaborar páginas relevantes e atraentes para o cidadão

As capas principal e internas de um portal são como uma vitrine, que apresentam os melhores itens de um ambiente. Ou seja, destacam os conteúdos mais importantes sobre uma área ou tema de atuação do órgão.

A criação de uma capa exige planejamento e produção de conteúdos para torná-la atraente e relevante. A linguagem usada deve ser objetiva, simples e próxima daquela falada pelo cidadão.

Conheça algumas dicas para auxiliar no processo de planejamento e criação de uma capa:

 

  • Selecione os conteúdos que serão destacados

 

É necessário que a equipe avalie quais conteúdos devem ser mostrados na capa, de acordo com a importância que têm para o público e com a necessidade de publicidade e transparência do órgão. Dados de acesso ao portal (businesss inteligence – BI) auxiliam nesse processo.

 

  • Defina uma hierarquia de relevância entre os conteúdos selecionados

 

Avaliar quais os conteúdos mais importantes e que precisam de destaque reflete na disposição dos conteúdos na capa. O topo do portal é sempre a área mais nobre e mais visualizada. Estudo realizado em 2017 pela consultoria Nielsen Norman Group mostrou que o padrão de leitura dos usuários na internet segue o formato F, com mais atenção para o lado esquerdo superior da tela e mapeamento visual do conteúdo de interesse sempre de cima para baixo e da esquerda para a direita.

 

Conteúdos com pouca relevância podem ficar na parte inferior da tela, com chamadas para outras áreas que os agrupam por um mesmo tipo, quando for o caso.

 

  • Planeje blocos temáticos para agrupar conteúdos

 

Quando houver mais de um conteúdo sobre um mesmo assunto, organize-os em subáreas temáticas próximos uns dos outros. O módulo cabeçalho pode ser aplicado para dar título à seção, como no exemplo a seguir:

 

8 dicas para planejar e criar uma capa

  

Escolha e trate as imagens que serão utilizadas nas chamadas

 

Destacar conteúdos com imagens atrai a atenção do usuário e incentiva o acesso ao mesmo, além de deixar a capa mais bonita. As imagens devem trazer novas informações sobre o assunto abordado e precisam ser tratadas por um profissional especializado. Levantamento da consultoria Content Tools de 2018 aponta que 49% dos entrevistados no Brasil afirmaram que fotografia é o conteúdo que mais gostam de ver.

 

  • Explore a diversidade de formatos

 

Sempre que possível, monte a capa com conteúdos em diversos formatos, como vídeos, fotografias, áudios e infográficos.

 

  • Use os diferentes tamanhos previstos para os módulos

 

Os módulos da Identidade Padrão são flexíveis e adaptáveis. Utilize-os em diferentes tamanhos e configurações. As variações possíveis estão detalhadas no Guia de Estilo da Identidade Padrão de Comunicação Digital e no Manual de Gestão de Conteúdo em Plone.

 

  • Use linguagem simples, objetiva e próxima da realidade do cidadão

 

Ir direto ao ponto e adotar uma linguagem simples torna a mensagem acessível a todos. É importante também não prometer informações e novidades que não serão entregues no conteúdo.

 

 

  • Sempre que possível misture conteúdos “quentes” e “frios”

 

Uma capa deve apresentar conteúdos novos, como notícias do dia, mas também é importante contar com informações perenes frias de interesse do cidadão, como serviços, canais de participação social e institucional.