Você está aqui: Página Inicial > Conteudos de marcação > Saiba como usar a Página de Destaque para explorar uma campanha institucional

Notícias

Saiba como usar a Página de Destaque para explorar uma campanha institucional

Recurso permite criar página com identidade visual própria desvinculada do portal em que estiver hospedada para realçar as mensagens institucionais, de utilidade pública e para ampliar a divulgação de um tema ou evento de caráter temporário
por Secom publicado: 17/12/2014 16h04 última modificação: 23/02/2015 11h11
Portal Padrão Exemplo de recurso usado para criar campanha institucional do governo federal para a Copa do Mundo

Exemplo de recurso usado para criar campanha institucional do governo federal para a Copa do Mundo

Dentro da lógica apresentada pela Identidade Padrão, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República desenvolveu um modelo de página para abrigar as campanhas institucionais com características de leiaute e arquitetura da informação diferentes. 

O Portal de Referência conta com um exemplo de Página de Destaques.

O objetivo principal da Página de Destaque é criar uma identidade visual própria desvinculada do portal em que estiver hospedada para realçar as mensagens institucionais, de utilidade pública e para ampliar a divulgação de um tema ou evento de caráter temporário, realizados pelos órgãos que compõem o Poder Executivo Federal.

As ações divulgadas em uma Página de Destaque possuem datas de início e término definidas pelo(s) órgão(s) responsável(eis). Em alguns casos, é possível que a campanha seja de curta duração ou que sua veiculação seja realizada mais de uma vez no ano.

Diferentemente dos outros produtos da Identidade Padrão, a estrutura da Página de Destaque tem o miolo do site como a sua área nobre. É neste espaço que as informações mais relevantes sobre a campanha devem ser tratadas. É por isso que sua estrutura contempla cabeçalho e rodapé, e o menu, não obrigatório, é horizontal.

Outra característica desta página é que sua URL necessariamente deve ser curta e amigável, justamente para facilitar o acesso à ela e também apoiar assim o trabalho de divulgação da página nas redes sociais (que normalmente se apoiam em url com estas características).

Formato

Uma Página de Destaque necessariamente possui uma composição mais flexível, e permite inserção de outros elementos para maior impacto visual. Como, por exemplo, uma imagem de fundo (background ou BG) na área de miolo, criando uma nova - e exclusiva - alternativa para a exibição de uma informação ou conteúdo.

Por não possuir uma coluna de menus vertical, o que aumenta o grid (espaço destinado à aplicação de módulos de visualização) do miolo da capa para 960 pixels de largura, é possível obter mais espaço para distribuir aquele conteúdo que deve ser enfatizado na capa da campanha.

Caberá à equipe de comunicação do órgão a decisão sobre o que será priorizado na capa principal da Página de Destaque e como os conteúdos criados para a campanha serão disponibilizados para o visitante do site. Campanhas com objetivos publicitários devem destacar mais os materiais multimídia, do que chamadas de texto.

Conheça mais detalhes sobre o conceito e também sobre a montagem da Página de Destaque.

registrado em:
Lista de textos

Saiba como usar a Página de Destaque para explorar uma campanha institucional

Recurso permite criar página com identidade visual própria desvinculada do portal em que estiver hospedada para realçar as mensagens institucionais, de utilidade pública e para ampliar a divulgação de um tema ou evento de caráter temporário

Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal

Fique por dentro dos elementos e produtos que compõem a Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal

Conheça os templates para informativos da Identidade Padrão

Modelos podem ser utilizados para comunicação institucional via mailing

Título do Áudio

Galeria de imagens

Espaço para incluir a legenda/descrição da imagem
Espaço para incluir a legenda/descrição da imagem
Nome do autor da imagem
Espaço para incluir a legenda/descrição da imagem
Espaço para incluir a legenda/descrição da imagem
Nome do autor da imagem
Espaço para incluir a legenda/descrição da imagem
Espaço para incluir a legenda/descrição da imagem
Nome do autor da imagem
Espaço para incluir a legenda/descrição da imagem
Espaço para incluir a legenda/descrição da imagem
Nome do autor da imagem

Galeria de áudios

Áudio 5: Título do áudio 5

Galeria de vídeos

Vídeo 6: título com até 45 caracteres
Vídeo 5: título com até 45 caracteres
Vídeo 4: título com até 45 caracteres
Legenda do vídeo 1. Para ficar em uma linha use 77 caracteres. Para ficar em duas, 157 caracteres
Vídeo 6: título com até 45 caracteres
Legenda do vídeo 5. Para ficar em uma linha use 77 caracteres. Para ficar em duas, 157 caracteres
Vídeo 5: título com até 45 caracteres
Legenda do vídeo 4. Para ficar em uma linha use 77 caracteres. Para ficar em duas, 157 caracteres
Vídeo 4: título com até 45 caracteres
Título do vídeo